Educativo

Nosso projeto Educativo para a exposição Palácio das Artes: 50 Anos em 5 Atos reforça não apenas a celebração, mas também as experiências de fruição e afeto pelo Palácio das Artes, que é um dos espaços culturais mais relevantes de Belo Horizonte e Minas Gerais.

Celebrar a arte
como potência
e força transformadora

Do encontro da celebração, do afeto e da arte surgiu o projeto “50 anos em 5 atos: celebrar a arte como potência e força transformadora”, um convite para juntos criarmos ativações afetivas e mergulhar na história desse cinquentenário. Mais do que nunca, o Palácio das Artes é um espaço que instiga reflexões sobre a potência da cultura para a cidade de Belo Horizonte, seus cidadãos e as reverberações em nossas vidas.

É uma experiência enriquecedora para aqueles que já conhecem e já conviveram com os espaços que compõem o Palácio das Artes, mas também para quem ainda não conhece o local.

Em breve você poderá acessar aqui os materiais educativos desenvolvidos por nossa equipe.

 

EIXOS EDUCATIVOS

ARTES VISUAIS
Aborda a compreensão de como o Palácio das Artes se tornou referência para o fomento das artes visuais em Belo Horizonte, por meio do resgate da história que começa antes mesmo de ser inaugurado.

ARQUITETURA
O incrível projeto arquitetônico do Palácio das Artes, solicitado pelo então prefeito da capital mineira, Juscelino Kubitschek, ao jovem arquiteto Oscar Niemeyer, na década de 1940, foi reformulado e adaptado em meados dos anos 1960 pelo arquiteto Hélio Ferreira Pinto. Vamos investigar a arquitetura em detalhes, do Grande Teatro às galerias.

CINEMA
O Cine Humberto Mauro tem papel fundamental na formação de público para a sétima arte em BH. O eixo aborda a obra do cineasta Humberto Mauro, e investiga mostras e filmes que reafirmam o cinema enquanto ponte para ampliação de conhecimento, reflexões e crítica social. 

DANÇA
A consolidação da dança em Belo Horizonte perpassa a história do Palácio das Artes. Esse corpo artístico estável da FCS construiu uma rica trajetória, com importantes e premiados espetáculos. Os corpos dos bailarinos marcam, com movimento e criatividade, uma leve, forte e incrível história.

FOTOGRAFIA
Neste eixo, vamos conhecer a história da CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais, espaço que integra a Fundação Clóvis Salgado, e criar ativações que perpassam a história da fotografia a partir das diferentes mostras que o espaço já recebeu.

MÚSICA Aqui iremos mergulhar nos vastos repertórios sonoros da música brasileira que o Palácio das Artes recebeu. Também vamos conhecer os corpos artísticos musicais da FCS: Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais, que desenvolvem um belo trabalho na área de música erudita e ópera.

TEATRO Vamos investigar a história, arquitetura e as importantes apresentações realizadas no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes e pesquisar a formação continuada de Teatro oferecida pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart).

Agende uma visita

As visitas agendadas proporcionam uma experiência ainda mais completa. Os encontros são mediados pela equipe do Educativo e abordam questões mais aprofundadas sobre um dos sete eixos temáticos, além de proporcionar reflexão e interação.

Se você deseja criar e viver os atravessamentos que a arte contida e produzida no Palácio das Artes proporciona em nossas vidas, esse convite é para você. Agende uma visita e aprofunde-se no tema.

Visitas Presenciais

Limitadas a grupos de até 11 pessoas. Requer que os participantes sigam os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19, com uso de máscara e distanciamento necessário entre as pessoas.

Duração: 1h30

Formulário para agendamento

Visitas Online

Até 40 pessoas simultaneamente, a partir de 6 anos, e acontecem pela plataforma Google Meet. O participante acompanha a mostra pelo vídeo e participa de diálogos e reflexões acerca do eixo educativo escolhido.

Duração: 1h30

Formulário para agendamento