Inauguração

Mesmo antes da inauguração, a estrutura do Palácio das Artes já era usada para diversas iniciativas culturais. Ou seja, a sua história teve início antes mesmo da finalização das obras que, com todos os atrasos, duraram mais de 20 anos.

Os primeiros eventos

O primeiro evento realizado no Palácio das Artes foi em 27 de outubro de 1967: um recital do pianista Nelson Freire. Também foram realizadas duas exposições, uma delas com obras de alunos e professores da Escola Guignard. Durante o primeiro ano de obras retomadas, outras iniciativas artísticas ocorreram na edificação ainda inacabada: apresentações da Companhia Procópio Ferreira, do grupo folclórico Aruanda e a realização do Primeiro Festival Mineiro da Canção. O momento mais marcante deste pré-Palácio das Artes foi a Temporada Lírica de Belo Horizonte que levou, em 1968, “O Guarani”, de Carlos Gomes, para o Grande Teatro.

Exposição “O processo evolutivo da arte em Minas de 1900 a 1970”

A abertura do Palácio das Artes foi feita por etapas. A primeira foi para a inauguração do chamado Bloco ‘A’, espaço referente à Grande Galeria, em 30 de janeiro de 1970, com a exposição “O processo evolutivo da arte em Minas de 1900 a 1970”. A mostra foi além da produção do século XX e exibiu obras de estrelas máximas do barroco mineiro: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho e Manoel da Costa Athayde.

Inauguração oficial

Em 14 de março de 1971 foi inaugurado, oficialmente, o Palácio das Artes, com a abertura do Bloco ‘C’, correspondente ao Grande Teatro. Na ocasião, foi executado, sob a regência do maestro Isaac Karabitchewsky, o oratório “O Messias”, de Haendel, com a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio Ministério da Educação e Cultura e o Coro da Associação de Canto Coral, ambos do Rio de Janeiro.

Israel Pinheiro entregou a obra que levou 30 anos para sair do papel, mas foi até o limite: no dia seguinte da inauguração do Palácio das Artes, seu sucessor, Rondon Pacheco, tomou posse no Governo de Minas Gerais.

Olá, isso é um comentário. Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel. Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.